Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Corrida é meditação em movimento.

Não se deixe levar pelos pensamentos. Esvazie a cabeça. Esvazie a cabeça.....
Em razão de um estiramento no glúteo mínimo, tive que me afastar sete dias das ruas. Quando voltei, minhas planilhas eram leves. Assim, além de ter ficado uma semana parado, permaneci por 15 dias realizando apenas trotes leves por 30 minutos. Uma mamata.

As dores se foram, mas a preguiça deu as caras. 
Antes da lesão cheguei a realizar um longo de 16 quilômetros (meu máximo até então). Depois da necessidade por reduzir a quilometragem e a intensidade de treinos, me acomodei.

Quando saía para as ruas para correr a 'meia hora' da planilha, planejava esticar a corrida para 10 km, mas, chegando aos 25 minutos, a cabeça fraquejava e encerrava o treino sem desobedecer o plano original. Mas não era por obediência; era por comodidade. Queria acabar logo!

Estava me sabotando e, durante essas semanas, percebi claramente o poder que o pensamento tem sobre meu desempenho.

Na semana passada resolvi dar um basta na preguiça. Voltei às ruas a fim de resgatar minha antiga forma.  Voltei em meio à madrugada, num frio final de noite. Corri forte, sem sentir dores. Oito quilômetros em meu melhor tempo. 

A melhora do tempo teria uma explicação: mudei minha técnica (assunto pra um próximo post). Como consequência, percebi que podia ser mais rápido do que vinha sendo. Mas, pra um pangaré manter um ritmo mais puxado, é preciso algo além de condicionamento físico. Acima de tudo, é necessário boa cabeça. Assim, eu tinha que me desconstruir e esquecer o corredor lento que sempre fui.

Correria, a partir daquele momento, de olho no Garmin, tentando não piorar o ritmo. Mas, entre uma espiada e outra no pace,  a cabeça tornava-se minha maior adversária. 
- Não vou dar conta de manter essa velocidade. No próximo quilômetro precisarei descansar. Ainda faltam 8 km... vou quebrar!

Com a cabeça jogando contra, o pace piorava. 


Para recuperar o ritmo, era preciso “desligar”. Esquecer os pensamentos. Esvaziar a mente e correr solto. Pelos olhos, não escolhia imagem fixa. Apenas levantava a cabeça em direção ao horizonte e deixava os olhos fixarem-se 500 metros à frente. Nada de Garmin ou de olhar asfalto. Corria de olho na paisagem que mudava de acordo com minha progressão. 

Mas fui fraco e olhei o Garmin. No visor, o pace havia melhorado. Melhorado demais, inclusive. E a mente voltou à carga: Acho que exagerei. Vou cansar. Vou cansar.  O pace piorou.  

É preciso vencer tanto barulho. Correr com a cabeça vazia. Deixar as pernas me levarem e convencerem o cérebro de que podem ir além. 

Um grande abraço a todos e até a próxima.


LG

Um comentário:

  1. Ah por isso que sumiu...eu precisei me esvaziar também e voltei ao inicio a esteira rsrs
    Mas agora um pouco melhor depois de mudar um pouco o foco,bom retorno =)

    Bons Kms
    Fabi

    ResponderExcluir