Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Melhorei meu tempo na corrida

Sempre me considerei um bom mimetizador. Em alguns momentos, olhar foi o suficiente para apreender técnicas que precisava desenvolver. Foi assim nos últimos meses com minha forma de correr.
Tudo começou na Volta do lago (leia os posts 1 e 2) - prova de revezamento. Dentre os membros da nossa equipe, haviam 2 grandes corredores. Vê-los correr, pra mim, foi revelador.

Metros finais dos 16 km.
Sempre corri como uma gazela. Esquisito mesmo. Todo empinado, com a coluna vergada pra trás. Os braços não ficavam ao lado, mas se mexiam em direção à frente do corpo. Pra coroar a imagem, as mãos seguiam desmunhecadas, como se fossem duas garras atrofiadas de um dinossauro. Surreal. Quando acessava minhas fotos em corridas, era um sofrimento e precisava tentar me convencer que correr era algo particular (cada corpo corre da maneira que melhor se sente, e pronto!).
Mas veio a Volta do Lago. De repente, haviam dois excelentes corredores com técnicas muito parecidas. Dois corredores que voavam pelas ruas. Foi nesse momento que minha capacidade de mimetizar veio à tona.
Decidi mudar minha postura. Gazela nunca mais.
Primeiro: inclinei o corpo levemente pra frente. Parei de me envergar pra trás. Curiosamente, pra encontrar o equilíbrio, meus braços deixaram de predominar na frente do corpo e precisaram se manter mais atrás do tronco, correndo a meu lado*. A munheca, com a nova posição do braço, sumiu. Com as mudanças, como num toque de mágica, meu tempo baixou.
Ajudando a consolidação da nova postura, enquanto acompanhava minha esposa em suas corridas matinais, realizava exercícios pliométricos (aprendidos nos treinos da Ápice). Ela, iniciante, começava a dar seus primeiros passos pelas ruas e permitia que, em ritmo lento, eu pudesse ir me ajeitando. Foi divertido correr em família e, aparentemente, me ajudou bastante (em vários sentidos)!
Quanto à postura, sinto que ainda preciso melhorar, mas muito mudou.
Se você é corredor, acredite: postura é tudo!
Um grande abraço a todos.
Até a próxima.
LG
* Uma observação. É difícil precisar exatamente o que veio primeiro: a postura ou os braços do lado do corpo. O fato é que, ainda hoje, quando canso, minha postura piora. Quando identifico o problema, corrijo os braços (colocando-os ao meu lado, 90 graus, e mais pra trás). Com a correção do braço, melhoro a postura. Incrível! Acho que a posição dos braços é a chave para uma postura acertada.

Um comentário:

  1. Parabéns =) e como é viu...nas corridas tento sempre ter uma boa postura,meu professor diz que vc correr com uma postura estranha e gasto de energia desnecessaria =)

    Bons Kms
    Fabi

    ResponderExcluir