Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 10 de junho de 2013

32 km - o maior (e o pior) dos longos, antes da maratona.

Esse deveria ser um post festivo. Um post onde eu comemoraria ter completado com sucesso mais um longo: o maior deles, antes da maratona do Rio, de 32 km. Enquanto corria sua primeira metade, cheguei a pensar em como iniciaria o texto. Mas lá pelo quilômetro 22, as coisas foram mudando de figura. No quilômetro 27, eu não queria mais saber de festa e só pensava em terminar aquele suplício!

Era dia da Volta do Lago - 100 km ao redor do Lago Paranoá, em Brasília. Já registrei nesse Blog meu desejo em participar dessa prova para correr 33 km, num trio de revezamento. Assim, decidi treinar junto com os competidores. Não correria na Pipoca, pois não iria usufruir da estrutura. A idéia era apenas me motivar com o movimento de atletas, e cumprir um percurso próximo àquele que desejava. Helena, da Ápice, topou vir junto e fez toda a diferença.

Lá estávamos nós. O dia ainda amanhecendo, às 6:15 da matina. Largamos cinco minutos depois, em meio a poucos competidores. O trecho inicial, de 9 km, era uma suave descida e foi excelente. Entre o nono e o décimo quarto quilômetro cruzamos trechos de terra batida, lama, e um mato alto com um "acolhedor" cheiro de carniça. Mesmo com os trechos de Cross Country, completamos os primeiros 21km mantendo um pace médio de 5:59 minutos o quilômetro. Me sentia bem, mas as pernas começavam a pesar. A partir dali, o pace subiria de forma irreversível. Até o quilômetro 27, consegui mantê-lo em torno de 6:22. Do quilômetro 27 ao 32, me arrastei! Ao final, completei os 32 km com pace médio de 6:20 min/km.

Terminei o longo imprestável. Minhas pernas estavam extenuadas. Antes, vencer um longo, me deixava confiante. Dessa vez, e diferente de qualquer outro treino, saí fragilizado. Entendam, não estou dizendo que perdi a confiança. Apenas tive a clareza do quão forte é o poder do corpo sobre a mente. O corpo conduziu minha mente a pensamentos que beiravam o existencialismo. rsss. Voltei pra casa introspectivo e, de alguma forma, modificado. Nem mais forte, nem mais fraco; apenas modificado!

Nunca havia sentido tanto cansaço muscular, como dessa vez. Ao contrário! Após todos os outros longos, seguia minha vida normalmente - sem uma dor sequer.

Tanto esgotamento foi resultado de uma musculação feita, no dia anterior ao treino, com pressa e fugindo às orientações. Eu, que pouco vou à academia, caí na asneira de, um dia antes do longo, malhar forte e passei o dia sentindo dores nas pernas e braços. O resultado está aí! Paciência!

E vamos que vamos.
Ah! Helena, valeu demais!!!!

Grande abraço e até a próxima.

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo

Antes do longo. Olhando agora,
eu já estava com a cara ruim.
P.S. pro diabinho que mora em minha cabeça e que está rindo de mim, segue uma frase incidental:
E se vc achar que estou derrotado, saiba que ainda estão rolando os dados, porque treino é treino e jogo é jogo. rssssss.....

Um comentário:

  1. Luiz,
    parabéns por mais um longão completado,voce está fazendo a sua parte, no dia da prova com certeza você colherá os frutos da sua dedicação.
    Abraço e força aí no objetivo!

    ResponderExcluir