Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Me livrei do fardo dos 32 km.

Preciso confessar: fiquei com os últimos 32 km entalados na garganta.

Passei as duas semanas que seguiram àquele treino carregando seu fracasso nas costas (leia aqui o post anterior). Depois dele, corri um longo de 16 km (tranquilíssimo) e o último dos longões antes da maratona seria de 30km. Hummmm (pensei) vou desobedecer a planilha e correr 32km. Depois, vou esfregar na minha cara que sou capaz.  Decidido. Aquela era a oportunidade de me redimir e precisava ir para a maratona com um sentimento positivo.

Faria o treino só. Sentiria meu ritmo, respeitaria meus limites... essas coisas que lemos nas frases de auto ajuda para corredores de longas distância.

Trajeto escolhido, lá fui eu. Inclusive, sobre o percurso, só um detalhe bobo, descobri que gosto de iniciar a corrida num lugar e terminar em outro. Não gosto de ir e voltar ao ponto inicial. Da outra forma, experimento paisagens novas e não percebo tanto a distância que percorro; assim, vou seguindo. E assim eu fui. Seguindo; num ritmo incomum (no bom sentido) durante 28 km. Terminaria os 30 km com menos de 3h. Mas eu queria 32km e ainda faltavam 4 km.

Decidi diminuir o ritmo para descansar. Acho que nunca havia feito isso conscientemente. Normalmente, quando diminuo o ritmo, é porque meu corpo não rende mais. Naquele momento do treino, precisei dominar o ímpeto de querer melhorar meu tempo. Era preciso terminar inteiro. Embora eu sentisse que meu corpo poderia continuar seguindo a 5:48 de pace, subi para 6:15/km. Ainda assim, completei os 30km dentro das 3h (algo como 2h, 59 min e 49 segundos, rssss).

Após os 30 km, realizei que, naquela manhã, eu havia desconstruído por inteiro a frustração vivida com os 32 km. Seguia confiante rumo ao final do treino. Quando cheguei aos 30,7 km, percebi que não precisava mais me desgastar e tirei o peso dos 32 km de cima das minhas costas.  E assim foi!

O último longão antes da maratona, de 30,7 km, não poderia ter sido melhor. Agora é contagem regressiva. O site da prova traz: faltam 12 dias, 12 horas e 30 minutinhos. Estou ansiosíssimo!!!!!!!

Um grande abraço a todos e até qualquer hora.

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo




Nenhum comentário:

Postar um comentário