![]() |
Morro dois irmãos. Início da praia do Leblon (faltarão 12 km para o fim) |
Para as pessoas de fora, estou vivendo o epílogo; o remate; a conclusão de um processo. Embora faltem menos de quarenta dias para a maratona, afasto essa idéia de meus pensamentos. Mas, após o treino desse final de semana, recebi um email do Rodrigo (Treinador da Ápice) em que, após saber do resultado do longo, escreveu "que ótimo a reta final dessa preparação!". Reta Final! Parece um diagnóstico definitivo!
E cá estou eu: firme! No que dizem ser 'a reta final', vencendo distâncias cada vez maiores, a cada novo treino.
Posso dizer que o treino começou com um email recebido por Cláudio (Treinador da Ápice). Ele mandou um convite para dez pessoas - todos que irão para a maratona do Rio, sugerindo um trajeto e combinando um treino coletivo. Eu adoro treinos coletivos, embora eles sejam, em sua maioria, um engodo, pois cada corredor sai no seu ritmo e o coletivo vira uma fila indiana de atletas. Só que dessa vez foi totalmente diferente.
Dos dez, apareceram cinco. Desses cinco, pelo menos três estavam sofrendo com a solidão dos longões e adoraram a oportunidade de ter companhia. Pra coisa ficar melhor, o pace desses três era parecido. Foi quase uma corrida de comadres. Seguimos por mais de 20 km conversando sobre 'um tudo'. Éramos eu, Thais e Renato. Corremos os primeiros 22 km praticamente juntos. Dali em diante, cada um seguiu o seu ritmo até finalizar os 30 km. Helena e Alberto (o restante do quinteto), nos deixaram comendo poeira. rsss....
Creio que a estratégia de montar bem os longos é fundamental para não darmos um tiro no pé e, treinos como esse, pra mim, são meio caminho andado para o sucesso. Faltando pouco mais de um mês para a maratona, não quero colocar à prova minha capacidade de absorver e superar novas frustrações.
Quanto a estar na "reta final", discordo da maioria, pois ainda faltam 4 semanas de treinos. Nada está fechado; "nossos desenhos" não estão acabados. É preciso seguir com cuidado redobrado; evitando não comprometer o esforço despendido e aproveitando para ganhar mais confiança. E se há uma reta final, não tenho dúvidas, ela terá seu início depois do Morro Dois Irmãos, lá pro quilômetro trinta e dois, no dia 07 de julho.
Grande abraço e até a próxima.
Luiz Guilherme Loivos de Azevedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário