Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uso do calcanhar nas corridas. Será???

Sou um acadêmico. Não sou corredor que se preze, mas gosto de ler sobre o assunto.
Outra coisa sobre mim: sou polêmico. Gosto de ser do contra. Quando li sobre o Natural Running (veja esse link), decidi que acreditava naquilo. Acreditei que não devo usar o calcanhar para correr. Assim, também não preciso de tênis caríssimos com ultra mega amortecedores.

Claro, pra variar, virei motivo de chacota entre os amigos. Pronto! Ficou pessoal. rsss....

Então vamos lá: Olhem esse belo vídeo. Dois dos melhores fundistas mundiais, lado a lado. Notem que a pisada não começa pelo bendito calcanhar. Em todas as passadas, a pisada se dá do meio pra frente. O calcanhar nunca recebe o peso da pisada.


Agora, olhem o maior de todos, nesse vídeo. Nele, Emil Zatopec (vencedor dos 5.000 mts, 10.000 mts e maratona - na olimpíada de Helsinque) é mantido em câmera lenta. Notem o pouso de cada passada (sempre do meio do pé para frente). Nada de calcanhar!!!!! HAHA!!!
Beijo a todos!
Até a próxima.
LG

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gui,
    Li, assisti os dois vídeos... Lembre-se que sou leiga total, não corro há exatamente um ano e, quando corria, não li nada, não estudei, e não me tornei uma "believer" como você. Você é mais intenso - já se tornou um "corredor de rua amador profissional". Eu só queria correr pra perder peso e sair do sedentarismo sem gastar dinheiro com academia. Mesmo assim, vou me arriscar r postar meu comentário: não sei se concordo com você. Quando eu comecei a ameaçar umas corridinhas, no terceiro mês estourei o joelho... Não dá pra descrever a dor e a sensação de impotência: O joelho é tudo na vida de um ser humano... à época, tembém dei uma pesquisada e conversei com uns poucos amigos que logo definiram: "você não está apoiando a pisada no calcanhar..."
    O Zatopek, de fato, usa toda a planta do pé... mas nessa época, o cara corria de cinco a dez anos e pronto... Fim. Hoje a gente pensa em se preservar mais... cuidar das articulações pra correr, andar e funcionar bem por vinte, trinta anos ou mais. Sei lá... Hoje volto à atividade depois do "esporão de calcanho"... Quem sabe, um dia, a gente faz um treininho juntos?

    ResponderExcluir
  3. Lu, o pouco que li (não foi muito) diz o seguinte: se você correr descalço, normalmente irá fugir do calcanhar. A corrida fica semelhante à que você viu nos vídeos. Descalço, não tem essa história de pisada supinada, pronada...
    O apoio se dá do meio pra frente. Calcanhar... nunca! Por isso, chamam de Corrida Natural. Essa história de calcanhar começou há pouco tempo - no intuito de aumentar a amplitude das pisadas e aumentar a distância percorrida, usando menor esforço; e é claro, com os tênis de super amortecimento.
    O que dizem, além disso: Se você usar o calcanhar, o impacto sobre as articulações é ainda maior (aí que vai estourar mesmo os joelhos).
    Correndo sem o calcanhar, você mantém a perna levemente dobrada (usando mais a musculatura). Por outro lado, a musculatura tem que estar preparada.
    O que mais se diz? A corrida com o calcanhar vai provocará dor. Porém, você está usando um tênis com amortecimento. O amortecimento não tira o impacto, mas te protege da dor. Só que a dor é importante pra você regular a pisada. Perceber onde está errado. Por isso, alguns são contra, inclusive, contra os tais tênis super hiper uau! (e defendem a corrida descalço) - o que já não gosto.
    Eu... corro sem o calcanhar. Quando sinto dores, são musculares. Joelho... eventualmente (pela manhã, ao acordar)
    Sobre o Zatopek... durou muito mais que dez anos.Opa... muito mais mesmo. O cara era a Locomotiva. Em Helsinque, acho, ele tinha mais de 30 anos.
    Bjos.
    P.S. Obrigado pelas visitas ao Blog. Adoro visitantes.

    ResponderExcluir
  4. COMO CORRER , PEDALAR , JOGAR FUTEBOL,...... E COMPETIR COM CONFORTO NA PELE ?


    PREVENÇÃO E DIMINUIÇÃO DE INCIDENCIA DE BOLHAS NOS PÉS

    PROTEÇÃO CONTRA ATRITOS E ROÇAMENTOS

    Com o Creme NOK da linha AKILEINE SPORT, LINHA OFICIAL DA SELEÇÃO DA FRANÇA dos jogos olímpicos de Pekim e outros

    O creme NOK é um creme protetor contra atritos para Preparação da pele submetida às fricções (pés, axilas, virilha, seios,...)

    ele e também usado por diabético na proteção contra atritos

    MODO DE AÇÃO

    limita o risco de acidentes cutâneos: queimaduras, bolhas (flictenas).Reforça a epiderme e a protege dos roçamentos ligados aos equipamentos do esportista e aos roçamentos pele contra pele.Torna o sistema articular mais flexível

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    Estudos Laboratoriais

    Comparado á uma região não tratada, o produto permite um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados no lado do pé dez minutos após aplicação do produto: -9,34%. Este efeito não é mais observado 30 minutos após aplicação: +5,95%.

    Comparado á uma região não tratada, as medições efetuadas no nível do calcanhar mostram um aumento mínimo da vermelhidão oriunda de roçamentos padronizados dez minutos após aplicação do produto: -4,39% e 30 minutos após aplicação: -9,59%.
    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar. Ate pela internet com a Dermatan, Dermexpress e Pharmaweb entre outros................

    ResponderExcluir