Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

HIPOGLICEMIA E HIDRATAÇÃO

Durante a leitura do livro "Nascido para Correr" me deparei com uma citação que me chamou bastante atenção. Infelizmente não conseguirei reproduzi-la perfeitamente. Mas ela diz, mais ou menos o seguinte: O sucesso em uma corrida de longa distância exige, acima de tudo, uma perfeita estratégia de alimentação e hidratação.
Mais importante que uma rotina de treinamento correta, você precisa garantir, durante a prova, adequada alimentação e hidratação. Ambos na medida certa e no momento certo. Fuja da desidratação e hipoglicemia. Elas poderão fazer ruir seu preparo de meses.
Pois é... dia 8 de janeiro, depois de 3 semanas sem correr regularmente; cheio de preguiça; longe de dieta adequada; longe de qualquer rotina que lembrasse minimamente meus dias de treino, decidi dar um choque na inércia e participar da Corrida de Reis (6 km). Fiz minha inscrição e, durante todo o sábado da competição, fiquei oscilando entre ir ou não. Na última hora (literalmente), decidi. Lá fui eu. Seria minha primeira corrida de Reis e parecia o momento ideal para voltar à rotina de treinos.
Resumo: foi bom e não foi melhor pela hipoglicemia que tive ao final da prova. Já estava na fila da medalha, quando avistei um grande amigo. Putz... qual o nome dele???? Esqueci! Quando tentei organizar as idéias, percebi que tinha algo estranho. Crise hipoglicêmica! Como se fosse um carro com bateria arriando, desliguei todos os acessórios. Tirei fones de ouvidos; tirei óculos; boné. Ao redor, se a coisa piorasse, tinha uma ambulância a uns 100 mts. À frente, a fila que não andava (a propósito: essa parte foi bem bagunçada). Fui, calmamente, recobrando os sentidos. Depois de uma eternidade na fila, consegui uma bananinha e duas maçãs. Afastada a vertigem, voltei pra casa; pra saborear um prato de massa ao molho branco e requeijão.
Lição aprendida!
A corrida (e provavelmente outros esportes) exige uma rotina adequada de alimentação e hidratação. Comer errado, baixa seu desempenho. Beber pouca água, idem. Um corpo apropriado (forjado com treinos, água, boa alimentação e descanso) me parece fundamental para o bom rendimento nas ruas. A ausência de qualquer um deles, sabotará seu desempenho.
Coma certo e até a próxima.
Abraço
LG

Nenhum comentário:

Postar um comentário