Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Correndo Descalço (a experiência)

Sim, comprei a idéia de correr descalço e hoje saí pela madrugada para correr 7 Km. Não... não corri com os pés completamente nús.

Além de uma moda que explodiu nos EUA (joguem no Google ou no Youtube Barefoot Run ou Vibram five fingers), o "correr descalço" trata de uma técnica de corrida que provoca menos lesões (veja link). Assim, quando tratamos do Barefoot Run (ou Natural Running), nos referimos a uma corrida sem o uso do calcanhar. Além disso, devemos dar preferência a um tênis com o mínimo de amortecimento, permitindo uma corrida próxima do natural.

Ao invés dos pés descalços, optei pelo Nike Free (tênis bem bonitinho, mais barato e com mínimo de amortecimento). Bolei um plano de revezamento entre ele e os demais. Uma vez por semana (numa quilometragem menor), vou com ele, para não abusar dos ligamentos mal acostumados. Lá fui eu.

A experiência: até agora, sem dores. O treino com o nike free me fez sentir um pouco mais a musculatura; acima do costumeiro. Talvez o amortecimento dê uma forcinha no impulso para a próxima passada. Sem eles, são só os músculos. Natural que sejam mais exigidos. Se isso for concreto, já vai compensar minha rebeldia. Mas, amanhã será um novo dia e só então poderei avaliar se me meti numa furada ou não. Sinceramente, duvido muito. Vai funcionar! rsss...
Abraço a todos e até a próxima.
LG

2 comentários:

  1. Zé,estou realmente ansioso pelos seus resultados,mas acho que somente a médio prazo você terá algo de concreto a dizer.Talvez fosse melhor começar a correr em um terreno mais macio....Estamos tão condicionados a comprar e usar esses tênis mega super cheio de amortecedores e géis que a idéia de abolí-los já me causa dor.Coragem corredor!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vim aqui retribuir sua visita =) que bom que o post lhe agradou fico feliz,tenho usado meu espaço para algumas coisas fora da corrida algumas coisas pessoais e isso tem em feito bem sou melhor escrevendo do que falando sabe rsrs
    Parabéns pelo Blog e pela determinação,correr descalça eu já fiz na areia mas sinto muita dor não sou muito fã =)

    Bons Kms
    Fabi =)

    ResponderExcluir