Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O que vencer em uma Maratona? A distância ou o Cronômetro?

Em novembro de 2011 fiz uma meia maratona em 1h e 52 minutos. Estava há 15 dias sem treinar e mesmo assim consegui manter um pace de 5:21/km. Em 2012, não fiz nenhuma meia maratona - por problemas diversos. Esse ano (2013) decidi finalmente correr uma maratona. Mas aí eu já era outro corredor. Iniciei os treinos bem acima do peso e recém saído de problemas na coluna; correndo mais lento do que o habitual. Antes, vencer um quilômetro a 5:30 min era tranquilo. Cheguei a completar 10 km abaixo dos 50 minutos. Hoje, meu pace da alegria gira perto de 5:55. 

E aí!?

É natural pensar que eu poderia estar em melhores condições quando decidi correr a maratona - mais leve, mais rápido. Mas, pra que? Num empreendimento como esse, o importante é o tempo ou a distância?? Alguém vai gritar: ambos! Talvez, para esses últimos, a minha escolha devesse ter sido outra. Pensei sobre isso noutro dia. E se eu tivesse aproveitado meu melhor momento físico para iniciar os treinos para maratona? E se? E se?.... 

Independente das diferentes alternativas que se dispunham à minha frente, minha escolha foi feita no momento em que me sentia mais preparado mentalmente; e, ao preterir o físico ao emocional, me despi de qualquer vestígio de autoconfiança surgido nos meus melhores momentos como corredor. Hoje, nos treinos longos, preciso percorrer de forma cautelosa e singular cada quilômetro; estar atento a cada detalhe do meu corpo.  Passo a passo, sigo atento a tudo. 

Na vida, 90% dos problemas diários são como correr distâncias pequenas - são tarefas que não demandam dedicação diferenciada. Nesses casos, conseguimos ser eficientes, embora nos escapem pequenos detalhes que, no final, não fazem grande diferença.

Para tarefas mais complexas, necessitamos de um olhar especializado. É assim que encaro esse preparo para a maratona, me obrigando a exercitar uma análise peculiar, com atenção para cada detalhe. Prefiro, por enquanto, seguir mais lento, porém, atento a tudo. Cada etapa sendo tratada com a importância devida. Cada quilômetro valorizado individualmente. Sigo em meus treinos construindo um corredor mais seguro. Imagino que, depois de completar os meus primeiros 42,195 km, e me familiarize com o desafio, eu pense em buscar tempos menores. Quem sabe!? Mas, por enquanto, a Maratona é um "problema" precisa ser resolvido, com o cuidado de quem não quer errar. E nesse contexto, o tempo que demandarei para solucioná-lo (ou completá-lo), perde sua importância.

Grande abraço e até a próxima.

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo

2 comentários:

  1. Você está certíssimo pensando assim, Vai chegar lá e, depois, melhorar o tempo.
    Parabéns ! Sigo torcendo por você.
    Tio Arru

    ResponderExcluir
  2. Tá lido e aprovado (de minha parte)!
    Pace pode ser bem subjetivo quando o mais importante é completar (mas precisa ter treinado, se preparado e se sentir confiante no que se propõe).
    Completar uma Maratona corresponde a chegar na linha final com aproximadamente 42.195m e pronto!
    Vai firme Loivos e estarei lá pra registrar esse momento seu!
    Forte abraço!
    Cláudio.

    ResponderExcluir