Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A primeira meia maratona

A eleita: Asics Golden Four (Brasília). Dia 6 de novembro.

O treinamento ia bem - voei* no primeiro longão de 18 km e só não melhorei o tempo no segundo longo de 18, pois saí pra treinar sem nada (sem isotônico e sem gel de carbohidrato) e o corpo arriou no quilômetro 15.

Mas, houve umas férias no meio do caminho e isso atrapalhou. Fiquei entre 17 e 28 de outubro sem treinos. Grave a situação!!!! Cheguei desconjuntado e já falei sobre o tema em outro post.

Mas vamos à meia

Na véspera da corrida, quase não dormi. Ansioso uma barbaridade. Pra ser mais preciso, dormi mal parte da semana, pela mesma razão.

A corrida inicia com 7 km de uma bela descida. Com a adrenalina, corpo descansado e a facilidade do trajeto, tem que ter muita cabeça pra não deixar a tentação te empurrar ladeira abaixo. Essa foi a parte traiçoeira da corrida. Senti dificuldade em conter o ritmo e, nas partes planas, de corrigir a postura viciada pela descida. Não foi fácil! Mas terminei os 12 km inteiro.

Faltava menos da metade e eu sobrava. Olhei o tempo: estava dois minutos abaixo do tempo programado. No quilômetro 13 Ana Carolina começou a cantar "Vou deixar a rua me levar". Olhei para o mundo de asfalto à minha frente, sorri com a sincronicidade daquele momento e me soltei numa corrida cheia de satisfação. Corria feliz.

14km, nuvem cinza. Durante uma subida leve a 'felicidade cega' deu lugar a um alerta: o ritmo caía. Não caía muito, mas a disposição diminuía. Talvez tenha passado 5 minutos da hora do segundo sachê com a graxa de carbohidrato. A boca pregava enquanto o ingeria. Água só no quilômetro 15. Bora!

A subida continuava. No quilômetro 17 senti ter recuperado parte da disposição. Adiante, 1 km com subida mais íngreme. Aff!

Consegui manter um pace mais baixo, mas isso me custou o sprint final. Durante os 2 últimos quilômetros, apenas corri com um mínimo de dignidade, já na reserva. O ritmo diminuiu, mas não chegou a sacrificar os minutos que ganhei nos primeiros 14 km.

Foi quase um sucesso total.
Amei!!!!

Mas, como diria Mark Will-Weber (que conheci num cartaz durante a prova):
Correr é real e relativamente simples, mas não e fácil!!!

Tempo oficial: 01:53:14.
Melhor pace para distâncias acima de 10 km (5:21/km). Uhhhhhhhh!!!!! Corre pangaré!!!

Que venha a Pampulha!!!!
Grande abraço e até a próxima.

Luiz Guilherme Loivos

*Voei: mais rápido do que meu ritmo regular. hehe... Tem que esclarecer, afinal... pangaré não tem asa pra voar!!!

4 comentários:

  1. Parabéns Luiz, fizeste um baita tempo!

    Bela prova !!!

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. hahaha sem treinar direito e fechou com esse tempo??? Parabéns =) abre o jogo você estava treinando escondido, eu estava planejando em ir a Pampulha,mas agora nem sei mais...acho que vou deixar para o ano que vem.

    Fabi =)

    ResponderExcluir
  3. Fabi, eu até que vinha treinando direitinho! Mas.... a viagem me deixou parado demais. Duas semanas sem treino me colocaram uma baita insegurança. Agora.... vc sabe onde compro panturrilhas novas??? rsss...

    ResponderExcluir