Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Montanha Russa


Quem nunca teve viveu um inferno astral???
Em 30 dias, fui de um extremo a outro. Vamos por partes. Começando pelo melhor momento.

A satisfação em ser corredor.
- Há 2 semanas fui realizar um exame. Sobre a maca,  enquanto esperava o anestesista e a médica, meu olhar percorria toda a parafernália eletrônica à qual eu estava conectado. No alto de uma espécie de Rack um monitor estampava meu batimento cardíaco e o nível de oxigênio do meu sangue. Não dei importância pra o que via até que me dei conta que coração batia apenas 48 vezes por minuto. Um adulto tem batimentos variando entre 60 e 100. Minha frequência sempre variou entre 75 e 80. Quando a equipe médica entrou, veio a pergunta: 
Quarenta e oito? Você é atleta? 
hahahahahahahahaha... sorri satisfeito (cheio de orgulho). 
Acho que sou!

O início do declínio.
- Há um mês, baixei bem meu tempo para os 10 km, completando-os em 53 minutos. Pra um pangaré como eu, isso é pra lá de bom. Acho que comecei a ficar obcecado em melhorar ainda mais o tempo. Queria correr 10km pra 50 minutos. 
Mas, como já disse, pra um pangaré, 53 já é muito bom. Vários treinos vieram e 53 se manteve meu recorde. 
Correr foi ficando cansativo e, sem melhoras no tempo, foi ficando cinza. Espero que entendam o que quis dizer.

A queda.
- Semana passada, vivi meu pior momento. Fiquei desmotivadíssimo. Estava insuportável. Correr era chato! Terminei meu treino de 10 km sem nenhuma satisfação. Estava, em realidade, irritado. Cheguei a questionar o objetivo de tanto esforço. Quis largar tudo! Mas era um pensamento tão surreal, após tudo que alcancei, que precisava buscar nova saída para a crise. Largar, não poderia ser uma opção. 
Precisava resgatar o prazer de correr. Sim, correr pode ser prazeroso. Nem sempre é, mas, ao final do treino, a sensação é ótima. Até isso eu tinha perdido. 
Aquiraz (CE) - volta por cima
Deixei a planilha de lado, nessa última semana. Conversei com Rodrigo (Coach) e tive seu aval. Queria apenas correr. Sem ter que dar tiro ou realizar subidas e descidas.

A retomada.
- Pode parecer ridículo, mas a adequação da playlist do Ipod faz a diferença. A mudança começaria por ali. Não haveria música ritmada com batidas fortes. O objetivo seria outro. Não queria baixar o tempo. Então, aboli o Rock habitual e dei lugar à MPB. Saem Third Eye Blind, The Black Crowes e The Strokes  pra entrada de Flávio Venturini, Antônio Villeroy, Boca Livre e 14 Bis. Correria embalado por molodias especiais pra mim. A paisagem seria a "fotografia" do filme que decidi criar durante aqueles 10 km. 

Play... 

E lá fui eu.... 
                 ....e cá estou! Recuperado!  De volta ao início. Satisfeito em ser corredor! 
Para coroar este momento, estou fazendo meus treinos em Aquiraz (CE). Uma semana de férias! Cenário e trilha sonora perfeitos. Sem palavras!

Um grande abraço a todos e até a próxima. Ah!... e bons quilômetros.
LG


2 comentários:

  1. Essa fase e normal em nossa vida de corredor amador,fica tranquilo andei tirando férias da corrida também e ja voltei,domingo vou encarar minha segunda meia maratona e não quero e nem vou impor um tempo,quero completar correr pra mim tem que ser divertido se for pilhação tô fora!
    Eu corro ouvindo mpb rsrs Lenine,Pedro Mariano,Jorge Vercilo entre outros,tem uma musica do Lenine chamanda paciência adorooooo as subidas ficam até mais facéis kkkk

    Bons Kms pra você
    Fabi =)

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o difícil mesmo é sair de casa, depois fica tranquilo. To parada já tem 2 semanas, fui brincar com meu irmão e o cachorro do meu tio de apostar corrida e acabei lesionando, só agora que to parando de sentir dor ai estou começando a voltar.. da uma preguiça, ainda mais com o frio que ta aqui em bh hehehe. Mas depois dos 10 min iniciais fica tranquilo.
    Mas depois que pega o pique também, não tem nada melhor

    boa corrida pra você
    Roberta

    ResponderExcluir