
Há um mês, depois de pesquisar entre várias assessorias esportivas de Brasília, iniciei treinos regulares sob a orientação preciosa do pessoal da Ápice Treinamento Multiesportivo. Sim... antes desse mês, eu vivia na ignorância. Ahhhhh... Que saudade!!!!
Conversando com Cláudio, um dos professores, ele disse: "Maratona!?... entre dois e três anos de preparo!" pra alguém como eu. Mas ele não se referia ao tempo para atingir o condicionamento necessário a uma maratona. Sua fala afirmava o seguinte: não é apenas o preparo físico. Temos que querer muito correr os 42.195mts. Segundo ele, vamos precisar de respostas para os questionamentos feitos por nossa mente em torno do quilômetro 30.

Os treinos: A Ápice os planeja de acordo com minhas metas e por isso eles "são culpa minha". São bastante variados e permitem que eu perceba minha evolução. Além disso, são realizados três vezes por semana. As planilhas progridem - pioram. A quilometragem aumenta. A intensidade idem. Treinos alternam intensidade alta e moderada; de leve, apenas o aquecimento (pelo menos 2 quilômetros). Nas últimas semanas, já atingi os 10 km e, nesse final de semana, devo chegar aos 12km. Como minha meta não é modesta, muita coisa ainda vem pela frente. Por isso eu disse: Que saudade da ignorância. Digo mais: antes, enquanto apenas escrevia sobre maratonas (sem me preparar pra elas), me sentia mais próximo. Na prática, o desafio dos 42 km se torna ainda mais complexo.
Enquanto ele não chega: 2011 será o ano da meia maratona/Pampulha/São Silvestre (só pra curtir)...
E que novos quilômetros venham. E agora que sou um Apiciano, tenho certeza que esses quilômetros virão de um jeitinho especial.
Abraço a todos e até a próxima.
LG
Oi Luiz eu errava muito antes de treinar com orientação,meu treinador disse que em uma corrida 70% e cabeça e 30% corpo e eu concordo com ele,meu emocional e minha cabeça atrapalha demais minhas corridas.
ResponderExcluirBoa sorte com a assessoria e vamos que vamos.
Bons Kms
Fabi =)
Fala Gibi! Poucos saberão a origem, mas isto depois você conta.
ResponderExcluirPelo visto o "bicho-de-pé" pegou em você.
Já há algum tempo venho lendo e acompanhando suas experiências pelas ruas. Você já conseguiu algo que ainda não fiz, acordar todos os dias as 5:30 .... coitado do galo!
Na verdade estou aqui pra fazer um convite para 17/07/2011, gostaria muito de te dar um abraço ao final de sua primeira meia maratona. Nesta data irá acontecer a Maratona do Rio, é uma prova bonita e com belos desafios. (http://www.maratonadorio.com.br)
Vou falar com Marcelo pra fazer a de 6Km, mas tenho certeza que você consegue seus primeiros 21Km!
Aguardo seu aceite, já sabe que fica la em casa!
Grande abraço e bons treinos,
Gugu
É isso aí Luiz, parabéns pelo post, pelo blog e e pela determinaçao. Sucesso em muitos Kms por aí!
ResponderExcluirGian Braggio (Apiciano)
Caro Luiz, entendo bem esse momento de querer mais... mesmo que isso signifique incluir 30, 40km de corrida. A primeira maratona dizem que a gente nunca esquece. Estou vivendo isso e me preparando, também. Eu e mais quatro "apicianos" faremos nossa primeira maratona em maio. Escolhemos a de Porto Alegre por ser uma das provas com o percurso mais fácil, tranquilo. Estamos comprometidos com nosso objetivo e bastante dedicados. Os treinos estão a cada semana mais longos, o que tem colocado o nosso psicológico em teste todo fim de semana. Já estamos enfrentando 24km de treinos aos sábados. Chegaremos aos 36km... e claro, aos 42km no dia da prova. Seja bem vindo a esse movimento dos que gostam de desafiar os limites.
ResponderExcluirUm abraço
Celi (Apiciana)
Agradeço demais o apoio de todos vocês. Dia desses, quando alcançar um outro patamar (superior, é claro), curtiremos uns quilômetros em conjunto.
ResponderExcluirGrande Guilherme,
ResponderExcluirfico feliz em ver que você segue com força total na sua meta de viver a experiência de correr uma maratona. E pensar que pouco tempo atrás você só estava na intenção, né ?
Parabéns pela determinação e pelo grande progresso. Tenho certeza de que você chegará lá.
Abraços,
Nando