Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

Assessoria Esportiva: Era feliz e não sabia.

Dizem que a ignorância é a mãe da felicidade. É a mais pura verdade.
Há um mês, depois de pesquisar entre várias assessorias esportivas de Brasília, iniciei treinos regulares sob a orientação preciosa do pessoal da Ápice Treinamento Multiesportivo. Sim... antes desse mês, eu vivia na ignorância. Ahhhhh... Que saudade!!!!
Conversando com Cláudio, um dos professores, ele disse: "Maratona!?... entre dois e três anos de preparo!" pra alguém como eu. Mas ele não se referia ao tempo para atingir o condicionamento necessário a uma maratona. Sua fala afirmava o seguinte: não é apenas o preparo físico. Temos que querer muito correr os 42.195mts. Segundo ele, vamos precisar de respostas para os questionamentos feitos por nossa mente em torno do quilômetro 30.
Hoje, ao final do primeiro mês, após me tornar um Apiciano, entendo exatamente o que ele quis dizer. Longas distâncias são um desafio pro corpo mas, principalmente, pra cabeça. Que desafio!!! Temos que estar muito bem preparados.

Os treinos: A Ápice os planeja de acordo com minhas metas e por isso eles "são culpa minha". São bastante variados  e permitem que eu perceba minha evolução. Além disso, são realizados três vezes por semana. As planilhas progridem - pioram. A quilometragem aumenta. A intensidade idem. Treinos alternam intensidade alta e moderada; de leve, apenas o aquecimento (pelo menos 2 quilômetros). Nas últimas semanas, já atingi os 10 km e, nesse final de semana, devo chegar aos 12km. Como minha meta não é modesta, muita coisa ainda vem pela frente.  Por isso eu disse: Que saudade da ignorância. Digo mais: antes, enquanto apenas escrevia sobre maratonas (sem me preparar pra elas), me sentia mais próximo. Na prática, o desafio dos 42 km se torna ainda mais complexo.
Enquanto ele não chega: 2011 será o ano da meia maratona/Pampulha/São Silvestre (só pra curtir)...
E que novos quilômetros venham. E agora que sou um Apiciano, tenho certeza que esses quilômetros virão de um jeitinho especial.
Abraço a todos e até a próxima.
LG

6 comentários:

  1. Oi Luiz eu errava muito antes de treinar com orientação,meu treinador disse que em uma corrida 70% e cabeça e 30% corpo e eu concordo com ele,meu emocional e minha cabeça atrapalha demais minhas corridas.
    Boa sorte com a assessoria e vamos que vamos.

    Bons Kms
    Fabi =)

    ResponderExcluir
  2. José Augusto Valmoré2 de março de 2011 às 16:08

    Fala Gibi! Poucos saberão a origem, mas isto depois você conta.
    Pelo visto o "bicho-de-pé" pegou em você.
    Já há algum tempo venho lendo e acompanhando suas experiências pelas ruas. Você já conseguiu algo que ainda não fiz, acordar todos os dias as 5:30 .... coitado do galo!
    Na verdade estou aqui pra fazer um convite para 17/07/2011, gostaria muito de te dar um abraço ao final de sua primeira meia maratona. Nesta data irá acontecer a Maratona do Rio, é uma prova bonita e com belos desafios. (http://www.maratonadorio.com.br)
    Vou falar com Marcelo pra fazer a de 6Km, mas tenho certeza que você consegue seus primeiros 21Km!
    Aguardo seu aceite, já sabe que fica la em casa!
    Grande abraço e bons treinos,
    Gugu

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Luiz, parabéns pelo post, pelo blog e e pela determinaçao. Sucesso em muitos Kms por aí!
    Gian Braggio (Apiciano)

    ResponderExcluir
  4. Caro Luiz, entendo bem esse momento de querer mais... mesmo que isso signifique incluir 30, 40km de corrida. A primeira maratona dizem que a gente nunca esquece. Estou vivendo isso e me preparando, também. Eu e mais quatro "apicianos" faremos nossa primeira maratona em maio. Escolhemos a de Porto Alegre por ser uma das provas com o percurso mais fácil, tranquilo. Estamos comprometidos com nosso objetivo e bastante dedicados. Os treinos estão a cada semana mais longos, o que tem colocado o nosso psicológico em teste todo fim de semana. Já estamos enfrentando 24km de treinos aos sábados. Chegaremos aos 36km... e claro, aos 42km no dia da prova. Seja bem vindo a esse movimento dos que gostam de desafiar os limites.
    Um abraço
    Celi (Apiciana)

    ResponderExcluir
  5. Agradeço demais o apoio de todos vocês. Dia desses, quando alcançar um outro patamar (superior, é claro), curtiremos uns quilômetros em conjunto.

    ResponderExcluir
  6. Grande Guilherme,
    fico feliz em ver que você segue com força total na sua meta de viver a experiência de correr uma maratona. E pensar que pouco tempo atrás você só estava na intenção, né ?
    Parabéns pela determinação e pelo grande progresso. Tenho certeza de que você chegará lá.
    Abraços,
    Nando

    ResponderExcluir