Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

terça-feira, 7 de maio de 2013

Reassumindo o controle!


"São tantas emoções!!" Mais do que emoções, são tantas variáveis!!! E correr uma maratona parece envolver o controle de um sem número delas. 

e aí? Vai encarar??
Desde que iniciei meus treinos para maratona,  cheguei aos 26 km com certa facilidade, o que me fez pensar que seria tranquilo completar os 42. Nada disso! Antes de chegar aos 28 km, afundei! Uma sinusite daquelas, seguida de uma lesão lombar, doença de filho, demandas familiares e monografia de final de curso (TCC). Quando olhei para trás, já tinha se passado um mês dos bem sucedidos 26 km. Nesse meio tempo, corri menos, completando um treino longo de 19km, um de 15 (em que corri 13) e um de 22 km, que foi um fracasso.

Ao que parece, a maratona já começou a fazer jus à sua fama de difícil. 

Tantas intercorrências poderiam me fazer questionar se esse objetivo é uma meta viável no atual momento da minha vida. Mas não! Tudo isso mais me parece uma provocação. Como se a vida, sarcasticamente, zombasse de minhas intenções e, com um sorriso de escárnio, perguntasse: e aí!? Vai encarar?? 

Nessa semana, a vida voltou a me provocar. Deveria correr aqueles mesmos 26 km (só que em meu último longo corri 13km). No domingo, dia em que costumo correr os longos, estaria viajando. Planejei, então, corrê-lo na quinta, só que gripei! Gripei bem!! Na quinta, dia eleito para o treino, estava imprestável. E aí!? Vai encarar?? rsss... Lá vinha aquele sorriso de deboche. 

Decidi deixar que a provocação continuasse e me fiz de vencido. Dentre as opções que eu tinha, escolhi um recuo estratégico. Não corri no dia planejado e deitei às 20:30h. Em minha mente, apenas o som daquele riso irônico. Na manhã seguinte, depois de quase 12 horas de repouso, acordei melhor, viajei e tracei minhas metas para o domingo à tarde. 

Regressei à Brasília  mais cedo que o previsto; por volta das 13:30h. Às 16:30h, ganhei as ruas. Foram 26 km corridos com todo o cuidado; num treino em que eu não poderia fracassar. Mais importante que o pace, era completar a distância. E assim eu fiz. Sem pressa e com uma corrida calculada, venci cada metro buscando me manter inteiro para o próximo quilômetro. Concluí a distância 10 minutos além do previsto, mas recuperei minha auto confiança. No fim, quem sorriu pra vida fui eu!

Um grande abraço e até a próxima.

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo

2 comentários:

  1. Luiz,
    também estou treinando para a minha primeira maratona(B.Aires,outubro,2013)e tenho passado por algumas situações parecidas com as que você posta no blog.
    Minha maior preocupação hoje é com a mente,com o psicológico,e também com lesões, aos 30 anos uma dor começa num dia e acaba no outro, aos 57 anos a dor leva semanas para passar, ou seja,tenho que treinar forte dentro dos meus limites para que eu possa correr sempre e em segurança.
    Legal um trecho que li aqui sobre não valorizar tanto um resultado como não se abater com um treino mal sucedido.
    Força aí nos treinos e tudo de bom !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge,
      Entendo bem o que disse sobre lesões. Quanto à motivação, essa também é uma preocupação por aqui. Força pra nós nesse desafio e vamos sorrir por último!!!
      Grande abraço
      Luiz Guilherme

      Excluir