Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Corrida da Ponte

Ponte Rio-Niterói. Uma das oito maiores pontes do mundo. Com 13,29 km de extensão, corta a baía de Guanabara unindo a cidade do Rio de Janeiro à fabulosa Niterói - minha cidade natal.

Inaugurada em 1974, a ponte foi cenário da primeira edição dessa corrida em 1981. No início dos anos 90 a prova foi suspensa, voltando à cena em 2011.

Posso dizer que sou familiarizado com a ponte. Como disse, sou de Niterói e, embora more em Brasília há trocentos anos, minhas férias sempre passavam por lá. Talvez, por esse motivo, eu tenha acompanhado cada uma de suas reedições (a partir de 2011). E, depois de pequenos ajustes em sua organização (mudança de mês e do horário de início - em razão da temperatura), decidi enfrentar seus 21.6 km. 

Vão Central
A prova foi no dia 19 de maio. Era um final de semana de planilha recuperativa com um longo de apenas 18 km. Perfeito! Voltaria à Niterói, veria bons amigos e, de lambuja, faria um treino com estilo. 

A prova não me preocupava. Talvez o percurso até o vão central, por ser uma subida, causasse alguma apreensão. Mas cheguei tranquilo à Niterói. Mais do que isso. Voltar à terrinha me provocou uma miríade de bons sentimentos. Além de poder estar com amigos queridos, rever a praia de Icaraí, por exemplo, não me trouxe memórias de minha infância, mas me preencheu de felicidade, como se aquela paisagem me abraçasse. Me sentia em casa. 

Iria buscar o kit no Shopping Plaza no sábado. Naquele dia, saí da praia de São Francisco, num trote leve, me alimentando com cada detalhe da orla de Niterói. Seriam 8 quilômetros até meu destino. Passada a estrada Fróes, cheguei à praia de Icaraí. Foi lá, há 3 anos, que encontrei Gugu (primo maratonista) durante seu treino matinal. Foi ali que tudo começou. Foi naquele ponto que decidi começar a correr**. Continuei meu trote e passei por dois corredores que finalizavam seu treino com uma caminhada. 

Guilherme??? 

Eu, Gugu e Antônio Ricardo
Opa! Esse é meu nome! Virei e lá estava, novamente, José Augusto (Gugu). Ele era um dos corredores por quem passei. Coincidência? Não acredito nisso! Era pra nos encontrarmos. Festejamos, tiramos fotos, combinamos um local para um possível jantar (que não foi possível operacionalizar) e continuei meu caminho. Niterói, mais uma vez, me abraçava. Segui feliz pela orla, rodeado por conterrâneos e procurando inutilmente rostos conhecidos. 

Chegando ao Shopping Plaza, retirei o kit e voltei para descansar. No dia seguinte estaria às 7:00h, em frente à estátua do Araribóia, para encontrar Gugu e sua trupe de corredores. Largaríamos juntos!

Eu e Gugu antes da largada.
A prova: Mole! hahaha... Brincadeirinha, mas achei, sinceramente, mais fácil do que tudo que construí mentalmente na véspera. O vão central..., não ofende ninguém! A subida é gradual e é possível manter um pace razoável. Além disso, depois dele, é só descida. Quer dizer, "só descida" é modo de falar, mas não tem outras subidas muito íngremes. Após dar esse mesmo parecer para Gugu e seus amigos corredores, todos foram unânimes em dizer: você deu sorte com o clima!

De fato, choveu na sexta e no sábado. Embora o domingo tenha amanhecido com tempo bom, estava fresco. Além disso, ao chegarmos à perimetral (oceano de concreto), o tempo nublou. Com solão, provavelmente eu não teria dado o mesmo testemunho. Enfim, mais um presente recebido. 

Jorge, o Maratonista.
Terminei os 21.6 km em 2h 02 min. Já fui mais rápido, mas também já fui mais lento. Assim, fiquei satisfeito. 

Mais sobre a prova:
- Largada: meio confusa, mas nada comprometedor!
- Pontos de hidratação: muitos! excelente!
- No Geral: Muito bem organizada. Comecei e terminei entre pessoas com pace semelhante ao meu (todos identificados com pulseiras coloridas).

Curiosidades: Corri com Wolverine, Darth Vader, Homem Aranha, Homen de Ferro, Capitão América (retardatário, inclusive) e Roberto Carlos (o cantor; de microfone e tudo). Ah! e ainda encontrei com Jorge (o maratonista - dono de um dos blogs que sigo).

Sobre o "temido" vão central (mais uma vez): não ofende ninguém! rssss...

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo


Um comentário:

  1. Opa Guilherme meus parabéns por mais um desafio conclu~ido que bom que nos conhecemos, correr nessa ponte e fantástico não é mesmo...Acho que ano que vem o percurso sera outro depois da ponte, pq o governador vai acabar com a perimetral...E isso aeee amigo, boa semana e bons treinos.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir