Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

terça-feira, 22 de maio de 2012

O Vampiro das Ruas

Há algum tempo venho tendo dificuldades em me aventurar nos longões. Normalmente são treinos de 16, 18 ou 20 quilômetros que tenho evitado voluntariamente (por cansaço) ou em razão de impedimentos diversos. O fato é que nunca morri de amores pelos longões e sempre arrumo um motivo para deixá-los de lado.

Quanto aos demais treinos, venho sendo um bom rapaz. Tenho cumprido as planilhas semanais regularmente, com bom desempenho. Até certo ponto, venho conseguido baixar meu pace e tenho me sentido bem para alongar algumas distâncias. Mas, quando chega o final de semana, o ânimo arrefece e vou para as ruas cheio de preguiça.

Mas descobri que o desânimo não é pela corrida. O que tem me matado é a solidão do treino. Alguns dos corredores da Ápice gostam de treinar sozinhos. Ouço, quase semanalmente, que me digam como adoram os longões, pois é um momento de introspecção; de por os problemas 'na alça da mira' e por aí vai.  Mas comigo é diferente. Durante algum tempo eu era suficiente enquanto corria. O fato é que não me suporto mais. Correr 18 km, mesmo na beira da praia, apenas comigo mesmo, tem sido tedioso.

Já tentei de tudo para mudar essa situação. De todos os estratagemas utilizados, correr por caminhos novos tem sido um dos melhores. Mas, aquele que está em primeiríssimo lugar, é correr acompanhado. Estar do lado de um companheiro de asfalto tem salvado minhas semanas.

Tanto nos treinos semanais quanto nos longões, busco companhia. Que seja apenas para os primeiros quatro quilômetros de aquecimento. Já é alguma coisa. Isso tem mudado tudo.

Ultimamente, Eduardo tem sido minha vítima mais regular. Ele, que está treinando para uma ultramaratona (100 km), tem treinado num pace mais lento e permitido que pessoas como eu possam acompanhá-lo.

Tem dias que a corrida ao lado dos colegas Apicianos está tão fluida que estendo meus 8km (da planilha) para 12km. Ou abandono os 10km e estico para 15km. Meu último treino (14km), ao ganhar a companhia de Eduardo, cresceu para tranquilos 17 km. Correr acompanhado tem sido minha melhor arma a favor da corrida e contra o desânimo que vem e vai.
Só tenho a agradecer pela canja que meus confrades Apicianos tem dado ao pangaré aqui.

Valeu demais!

Grande Abraço e até a próxima.
LG



4 comentários:

  1. Gibi,

    Entendo bem sua angustia, pois algumas vezes sofro do mesmo mal, mas acredite, isto também faz parte do treinamento.
    Uma pratica que acho perigosa é fugir do que esta escrito na planilha e ampliar as distâncias. Digo isto por experiência própria.
    Até 2008 eu vivia fazendo treinos superiores ao que estava escrito na planilha, como resultado de curto prazo eu ganhava alguns segundos no pace, a longo prazo, vivia com lesões e constantemente longe dos treinos. Acabava sempre voltando ao patamar anterior e me frustrava.
    De 2008 pra cá, resolvi seguir rigorosamente a planilha, na intensidade, distância e repousos. Desde então não tive qualquer outra lesão, o que acabou contribuindo para um ganho gradual, consistente e duradouro do pace.
    Quanto a solidão dos longões, é assim mesmo, embora durante a corrida estejamos cercados de corredores, este é um esporte até certo ponto solitário.

    Abraços e bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. A nada melhor de correr acompanhado,ainda mais em longos entendo perfeitamente sua angustia =) bons treinos.

    Fabi =)

    ResponderExcluir
  3. Cara, como as pessoas são diferente, eu já prefiro a solidão da corrida, sentir e escutar o corpo...

    Quem sabe uma música te ajuda...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fábio, sou movido a música. Assim, posso te dizer que a playlist ajuda muito. Mas nem ela tem tido o poder de vencer o tédio dos longões. Infelizmente. Tenho preferido um bom papo entre corredores. Infelizmente muitos deles, como você, preferem correr sozinhos e minha companhia se torna um estorvo. Mas é isso aí! Cada um tem lá suas preferências. Sinceramente, nunca achei que fosse virar um "Vampirão" dos meus colegas. Mas cá estou eu! rssss

    ResponderExcluir