Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

terça-feira, 20 de março de 2012

Meias de Compressão

"E essas meias?"
Bastou um comentário como esse para disparar a gargalhada dos amigos.
Isso aconteceu numa rede social onde eu postei uma foto de uma corrida que participei.

Dia desses, no blog Correria, um post sobre a volta da ilha (se não me engano) virou uma piada, pois o dono do blog estampou uma foto sua com as tais meias de compressão.

Confesso que também me sinto intimidado em usá-las. Principalmente sendo o pangaré que sou. É como se meu ritmo não me desse habilitação para elas. Me sinto burlando alguma regra ou roubando um doce numa loja chique.

Mas eu as comprei. Comprei há 1 ano, para correr a Volta do Lago (100 km de revezamento em BsB). Correria 2 trechos de 8 km e, depois de tudo que li, achei que poderia ser uma boa estratégia.  Na ocasião, corri o primeiro trecho com as meias e o segundo sem.

Afinal, pra que servem as tais meias (ou polainas)? Se alguém ainda não leu ou ouviu nada sobre o assunto, vou resumir MUITO o que dizem os treinadores e alguma literatura que li. Abro ainda espaço para quem quiser acrescentar mais dados, uma vez que não sou expert no assunto.

Então vamos lá.

- As meias de compressão não melhoram performance (não diretamente). Essa afirmação é polêmica. O que posso dizer é: não as compre pensando em performance. Se quiser correr mais, treine! 

- As meias melhoram o fluxo sanguíneo (que indiretamente poderia, em tese, aumentar a performance). O coração bombeia o sangue pro corpo e a panturrilha funciona como uma segunda bomba sanguínea que irá garantir o retorno venoso (o segundo coração).

- Durante a atividade física, os vasos profundos são pressionados pelos músculos que se contraem, o que melhora a performance do retorno venoso. Por outro lado, os vasos superficiais (rodeados pela pele) se dilatam e passam a ter um aumento do volume de sangue. Com as meias de compressão, há uma diminuição dessa dilatação das veias periféricas com consequente preservação desses vasos; prevenindo varizes.

- As meias reduzem a vibração e contração musculares durante a prova, fazendo com que os atletas fiquem menos doloridos após as provas e se recuperem mais rápido.

De todas as informações que citamos, a última parece ser o maior motivador para o uso das tais acessórios - melhorar a recuperação muscular entre treinos; ou para provas em que o corredor entrará duas vezes no mesmo dia ou naquelas em que correrá dias seguidos, essa pode ser uma estratégia para diminuir o desgaste muscular.

Enfim...
Grande abraço e até a próxima.

Luiz Guilherme Loivos

8 comentários:

  1. e para a canelite, ajudam nalguma coisa?

    ResponderExcluir
  2. Cadu, dentre tudo que li, em nenhum momento havia menção à Canelite. Acho improvável.
    Grande abraço.
    LG

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. sem querer me meter, canelite resolve com um bom tennis, adequado para cada situação, experiência própria, mais informações em uma loja especializada, abraços !!!

      Excluir
    2. Boas.
      O que acontece (ao que li), é que as lojas especializadas da asics, que serão na loja de almada e colombo não serão as pessoas mais indicadas para dar a opinião...

      Excluir
  4. quem vende tenis não vai te ajudar com isso. segundo o que li, as meias poderiam ajudar na canelite aumentando e preservando um pouco mais o aquecimento da região. Outra dica, corre em terreno macio, grama>terra>asfalto>cimento. Cimento promove 6x mais impacto que asfalto.

    ResponderExcluir
  5. Bela explicação amigo!Adicionei ao meu blog, vou começar a postar meu inicio também!Forte Abs

    ResponderExcluir
  6. Vim aqui ter procurando solução para canelite através de procura dessas meias e para que servem, gostei da postagem e os comentários complementaram a informação.

    ResponderExcluir