Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Limiar Aeróbio (VO2 máximo) - Dicas sobre condicionamento

Como mencionei antes, mudei os treinos. Voltei a caminhar e realizar trotes leves. Na última semana, substituí completamente as caminhadas pelos trotes. Mantenho-me na faixa de "levemente cansado*", sem ficar ofegante. Tudo isso buscando melhorar a máquina. E como ela funciona? Pois então. A revista O2 traz algumas informações que achei legais pra quem está começando. Gostaria de compartilhá-las. Vamos a um resumão.
Como a "Máquina" Funciona.
Tudo está ligado à capacidade do corpo em absorver oxigênio no pulmão e levá-lo para os músculos produzirem energia para a contração muscular. No início (da corrida) o processo não usa oxigênio e, por isso, é chamado de anaeróbio. 
A partir do segundo minuto de exercício, o oxigênio (O2) entra em ação. O músculo trabalha com oxigênio (forma aeróbia), sem produzir ácido láctico.  
Mas o corpo tem um limite de utilização de oxigênio. O sangue, quando passa pelo pulmão, só absorve uma certa quantidade desse gás. Além disso, imaginem um coração sedentário, que, mesmo tendo absorvido grande quantidade de O2, não consegue bombear pra valer o sangue para os músculos. Esse era eu!
Quando tudo está azeitado, funcionando às mil maravilhas (operando em suas capacidades totais) chamamos de VO2 máximo (volume máximo de oxigênio).
Quando a corrida exigir mais energia do que o organismo é capaz de gerar com O2, as células passam para o processo anaeróbio. O problema é que o processo anaeróbio gera ácido láctico - e o corpo tem um limite de ácido que consegue eliminar. Enquanto o corpo consegue, o ácido láctico é transformado em água (que fica no sangue) e gás carbônico (que vai embora na respiração).
Quando o corpo produzir mais ácido láctico do que é capaz de eliminar, o corredor começa a respirar de forma ofegante e a sentir cansaço. Chegamos ao limiar anaeróbio.
O crescimento do VO2 máximo aumenta quando a pessoa deixa de ser sedentária e passa a fazer exercícios.
Enquanto quisermos nos condicionar fisicamente, devemos trabalhar na faixa de exercício aeróbio. Nada de treinos com intensidade, se matando ou chegando à exaustão. Treinos mais fortes são úteis, mas apenas depois da máquina estar azeitada.
* Veja escala de Borg e as dicas de respiração no post anterior
Abraço a todos e até a próxima.
LG

Nenhum comentário:

Postar um comentário