Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tudo pela Família.

Na Maratona do Gelo, perto dos 30 km, o reporter Clayton Conservani extenuado e buscando forças para continuar sua corrida, firma seu pensamento em sua filha e se motiva a continuar até o fim. Olhando para a câmera, Clayton afirma enquanto corre:

"Pensei muito na minha filha. Na Gabi. Tenho que fazer valer à pena; todo esse tempo que eu passo longe dela. Essa prova é pra você, Gabi! Todas as forças que eu tenho agora são pra você, minha filha"

Na mesma prova, Bernardo Fonseca, o vencedor, dedica com voz embargada pela emoção:
"Isso é pra minha esposa querida (...) que me ajudou bastante. Desculpe os momentos em que eu não pude ficar com ela. É pra você". 

Essas declarações mexem comigo. Ouvir o Clayton dedicar, em meio às dores e ao cansaço, aquela maratona à sua filha, me emocionou. Me imaginei em situação semelhante e desejei poder dedicar algo tão emblemático à todos que amo - especialmente meus pais, minha esposa e minha filha.

É aqui que esbarro em uma incompatibilidade. Para enfrentar esses desafios, preciso abrir mão do convívio com essas pessoas preciosas. E, se o carinho é recíproco, será que eles querem essa homenagem? Será que eles escolheriam a minha ausência recorrente, em razão dos treinos?

Para minha mulher, que brinca falando sério, quando corro, eu "corro da família". Não é verdade, mas também não é mentira, pois muitos dos desafios que crio são apenas meus e não seria justo dividí-los com outros, sem que tenham chance de escolha.

Por outro lado, conversando com triatletas de IronMan, maratonistas, ultramaratonistas, alguns me disseram que em um certo ponto da prova as dores se tornam maiores do que qualquer pensamento; só não superam o desejo de rever a família na linha de chegada. A família que foi sacrificada pelas ausências e que também merece aquela conquista. Como numa prova de revezamento, onde todos dão sua quota de esforço, e você prossegue, vencendo o cansaço; é por eles que as pernas continuam a se movimentar. São eles que te impulsionam adiante.

O fato é que um grande amor merece uma grande homenagem e nada é tão significante quanto mostrar o quão incompleto você é sem aqueles que ama. Talvez eles não percebam a dimensão da força que nos emprestam. Mas precisam saber que os que correm pela família, embora 'corram dela', correm 'com ela' e 'de volta pra ela'.

A meus familiares, amo demais vocês. Minha esposa e filha querida, não vivo sem vocês.
Eu, Juju e Karine (ao fundo à esquerda) junto ao poste.

Um grande beijo.

3 comentários:

  1. Vampiro, permita-me fazer alguns comentários. De início já advirto que não tenho sua habilidade com as palavras. Desculpe-me.
    Não há incompatibilidade em treinar para uma maratona e conviver com as pessoas que vc ama.
    Primeiro, se é um sonho seu, com certeza também será o sonho delas. Segundo, seus longões poderão ser feitos no momento em que sua família dorme. Se vc sair às 5:30 estará chegando para o café, com o pão embaixo do braço.
    A conquista e o esforço será divido com todos que vc ama e com aqueles que te apoiaram, basta ver a felicidade de sua filha cruzando a linha de chegada contigo.
    Estou torcendo por vc e me dispondo a te acompanhar no grandes treinos, ainda que seja de às 5:30 da manhã de um domingo.
    Então, mãos à obra, ou melhor, pernas à obra.
    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Eduardo, a maratona é uma meta, mas ainda me sinto pouco preparado pra ela. Entretanto, posso dizer, ela tem rondado com frequência meus pensamentos.
    Sendo assim, 'vampiro' que sou, não posso recusar um convite desses. Vamos pensar numa meta (com menos de 50 km) para podermos iniciar os treinamentos e correr "juntos" - cada um em seu ritmo. rssss....
    Pra fechar, concordo quando você diz que "sendo um sonho seu, será um sonho delas". Mas, enquanto escrevia o post percebi que, pra isso ser concreto, é importante que a família esteja envolvida em todo o "processo"; seja participada, e nossas metas não sejam enfiadas goela abaixo. Tem que ser uma decisão compartilhada. Feito isso, tudo será alegria.

    ResponderExcluir
  3. Loivos, você sabe que compartilho essa vontade, e, quero chegar lá: Correr uma maratona! Hoje - para mim - é mais fácil pois as filhas estão criadas, moro só, ... Quero ver se entro nesse grupo! Só que seguindo o ritmo de caminhão trucado! Devagar e sempre!

    Agora, uma dica: Se for correr as 5h30 legal demais: vai chegar para o café, masssssss, não siga o conselho do Eduardo: NÃO TRAGA O PÃO DEBAIXO DO BRAÇO!!!!!!

    ResponderExcluir