Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dr. Jakyll ou Mr. Hide? Quem é você quando corre???

Que tipo de corredor é você?
Li sobre esse assunto no livro do Mário Sérgio Andrade Silva (Corra).
O autor divide os tipos de corredores em :
- Corredor Desafiador (que busca a superação a todo o tempo),
- Corredor Amador (ama correr, independente da colocação ou do ritmo),
- Corredor Social (curte a corrida acompanhado, reunindo-se com amigos e preferindo provas de revezamento),
- Corredor Gastador (só pensa em gastar calorias) e
- Corredor Pensador (um solitário que vê na corrida um momento para refletir).
Esses dias, num treino da Ápice, um novo aluno chegava ao grupo. Já era corredor de rua e decidira, a partir daquele dia, treinar sob a tutela de Rodrigo e Cláudio - "nossos algozes". Dizia ele: Meu objetivo é treinar pra correr 10, 15 km. Acho que não precisa mais que isso. Rodrigo (conhecedor da diversidade de seus pupilos), sabiamente afirmou: cada um tem seu objetivo.
Naquele momento, estávamos cercados por todos os tipos de corredores. Para alguns deles, 10 km nunca será o suficiente! Cada um tem sua meta. No Circuito das Estações, completei os 10 km quase 3 minutos acima de meu melhor tempo - não fiquei nada satisfeito! A corrida pela corrida não me servia, naquele dia.
Mas nem sempre é assim! O mesmo corredor pode ser, dependendo do momento, um Amador ou um Desafiador. Se deleitar com a paisagem enquanto corre ou, focado no próprio desempenho, passar desapercebido pela torre Eifel durante a maratona de Paris. O importante é não parar; não se sabotar. Para o Desafiador, não se cobrar em excesso. Para o Amador, segundo Mário Sérgio, economizar o corpo correndo em dias alternados. Para o Social, escolher companheiros com o mesmo ritmo. Para o Pensador, olhar por onde anda. Para o Gastador, buscar orientação profissional para não exagerar.
De qualquer forma, que a corrida traga satisfação - seja qual for sua motivação.
Assim, bons quilômetros e até a próxima.
LG

3 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Grande post e motivador Luiz parabéns, realmente cada corredor tem seu motivo, quando eu comecei a correr era um CORREDOR AMADOR, mas depois que vi uma possibilidade que eu tinha em ir em buscas das SUPERAÇÕES eu virei um CORREDOR DESAFIADOR, adoro correr e sempre quando vem as adversidades eu parto para me superar, mas digo que isso é regra para mim, cada corredor tem que pensar se vale a pena se desafiar ou não pois isso pode se tornar perigoso, pois se uma pessoa passa mal correndo ela deve avaliar se deve continuar correndo ou não digo isso pq a alguns anos atrás era inexperiente e quando corri a minha 1a maratona vi numa determinada revista de corrida que os corredores tinha que se hidratar bem nos postos de hidratação e como estava bastante quente eu me encharcava de água e com isso quando cheguei no Km 30 me deu hiponatremia ver o termo no seguinte link abaixo:

    http://www.copacabanarunners.net/hipo.html

    E com isso vi as minhas vistas escurecendo e sentindo que iria apagar e com isso eu tomei uma decisão rápida que me ajudou bastante parei imediatamente de correr e sentei no meio fio da rua e dei alguns tapas na minha cara para não desmaiar, alguns corredores que passaram não entenderam nada e alguns perguntaram o que estavam acontecendo e eu explicava o que tinha acontecido o que aconteceu foi que eu bebi muita água e não repus com sais minerais e com isso a minha concentração de sódio e minerais no sangue abaixou vindo acontecer isso, como era inexperiente aí já viu né, mas depois de 5 minutos eu melhorei e comecei a caminhar e terminei a maratona trotando...Outra situação que eu passei foi na minha 1a Ultra de 50Km quando cheguei numa terrível ladeira que demorou 15minutos para subir sentir uma forte dor na panturrilha da perna e em vez de eu parar de correr, eu fui em busca de superar os meus limites e fiz uma burrada diminui a velocidade que estava correndo e fui até o fim, me superei naquele ano terminando a ultra mais com isso fiquei 2 meses sem poder correr com a panturrilha lesionada, esse acontecimento também pode ser lido no link abaixo:

    http://www.jmaratona.com/2008/07/competio-n-151-super-maratona-de.html

    Por isso eu digo cada corredor tem que avaliar no momento se vale ou não em ir em busca de sua superação...

    Valeu Luiz boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge,
    tinha certeza que seu perfil era Desafiador. Não imagino um ultramaratonista que corra por 24 horas sem que haja um grande desafio pessoal pra ser vencido.
    Parabéns pela força de vontade e obrigado pela participação no Blog.
    Grande abraço.
    LG

    ResponderExcluir
  3. Belo post =)
    Me identifiquei Corredor Amador (ama correr, independente da colocação ou do ritmo)rsrs

    Obrigada pela mensagem em meu blog e segunda-feira tem post sobre a minha primeira 1/2 maratona.

    Bons kms e boa semana
    Fabi

    ResponderExcluir