Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

Corredor Sedentário

Você é sedentário?
Pois é..., cheguei a conclusão que ainda sou!!!
Mesmo há 10 meses longe do sofá, correndo regularmente, admito meu sedentarismo. Parece complexo (ou confuso), mas é um pensamento que surgiu depois de algumas conversas com minha esposa.
Vou explicar melhor. Tudo começou observando minha rotina dos finais de semana. Dias de descanso em que a família pode acordar mais tarde; em que posso correr um longo; encontrar os amigos; juntar os filhos. Também são dias em que minha pequena (de 5 anos) se delicia em frente à televisão adorando os ícones da Discovery Kids!! Saio para meu treino e, quando volto, lá está minha linda pequena, ainda de pijama, de bunda pra cima, deitada no sofá, enfeitiçada pela TV.
Daí o meu sedentarismo. Por mais que a atividade física faça parte da minha rotina, ela ainda não pertence a meu ínconsciente. Ver minha moleca deitada, em nosso sofá, não me causava estranheza.  Sim... não CAUSAVA! De repente, o confronto com sua pequena bicicleta (já desajustada ao seu tamanho), ainda com rodinhas, me fez ver que eu estava criando um ser tão sedentário quanto EU.  Ops!!!... Daí a conclusão: Ainda penso como sedentário. Por conta disso, estava criando uma filha que envelheceria enfeitiçada pelos mundos digitais, sem interesse ou habilidade motora para desfrutar de um simples passeio de bicicleta. Desde então, temos ido ao eixão (ou ao parque) aos domingos. Encontramos os amigos - alguns com seus filhos (também com 5 anos) pedalando bicicletas sem rodinhas. Ocupamos as manhãs entre caminhadas e piqueniques, sempre com as bicicletas a tiracolo. Sempre em luta contra o sofá.
Abraço a todos e até a próxima.
LG

2 comentários:

  1. Zé....acho que vc se decepcionará comigo....então...larguei a corrida...mas não virei sedentária...fui pra academia...abandonei o personal e a corrida foi de embrulho...rs

    ResponderExcluir
  2. Pra quem achou que minha preocupação pode ser exagerada: olhe a reportagem que li no Correio Braziliense.
    Abraço a todos.

    Agência Brasil
    Publicação: 31/03/2010 17:09 Atualização:
    Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (31/3), revela que 57,2% da população passa pelo menos uma hora por dia em frente à televisão.

    Realizada com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), com referência no ano de 2008, o estudo pesquisou quais as atividades são realizadas no período de lazer, segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    O IBGE constatou que 10,2% dos brasileiros, ou 14,9 milhões de pessoas, são considerados ativos no lazer, mas que a prática de exercício físico está relacionada com o rendimento das famílias. Faziam algum tipo de exercício 20,2% dos trabalhadores que recebiam até um salário mínimo. Entre os que recebiam mais de cinco salários mínimos, o percentual foi superior a 50%.

    Além da prática de esportes, foram levados em conta como atividade física no lazer o deslocamento de bicicleta ou a pé para o trabalho - adotado por 30,6 milhões de pessoas (16%) %u2013 e a faxina, realizada por 72,8 milhões (49,7%). A faxina é um tipo de serviço mais comum entre as mulheres, cujo percentual é de 72,1%, contra 25,4% dos homens com mais de 14 anos.

    O levantamento também pesquisou a prática de atividades consideradas sedentárias, com as quais o brasileiro também gasta seu tempo livre, como assistir à televisão, jogar video game e usar o computador. A conclusão é de 42,9% dos brasileiros passam mais de três horas em frente à TV e 29,6%, mais de três horas nos outros aparelhos, por dia.

    A pesquisa chama atenção para o fato de 58,2% das crianças de até 9 anos e 58,8% dos jovens entre 10 e 17 anos passarem mais de três horas assistindo à televisão, sendo essas as faixas de idade com maior percentual de realização dessa atividade.

    Abraço a todos.
    LG

    ResponderExcluir