Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Correr Descalço (Barefoot Run)

“Comece com um bom tênis”. Como disse em meu post inicial, essa foi a primeira dica que me deram, quando decidi começar a correr. Pois bem, acabei de ler um livro que me fez pensar exatamente o contrário. Um bom tênis, pelo jeito, é um desperdício de dinheiro. Aff... e eu nem acabei de pagar meu Nimbus.

Correr é como dirigir embriagado. Podemos nos divertir, mas uma hora vai dar zica. Foi mais ou menos assim que um médico (especialista em medicina esportiva – numa consulta com o autor do livro) analisou as constantes lesões surgidas em corredores; mesmo usando bons tênis. Para alguns desses atletas, a solução para as constantes lesões parece ser a aquisição de bicicletas.

Contrariando essa idéia, alguns conseguiram deixar pra trás suas lesões e voltaram às ruas ao abrir mão do amortecimento. Correm descalços ou com calçados velhos e com o mínimo de tecnologia. Acreditem, parece que a corrida sem o amortecimento dos tênis de alta tecnologia, fortalece os pés, joelhos etc.

Ultramaratonistas
Scott Jurek e Arnulfo Quimare 

(IndioTarahumara de sandálias)
Estudiosos de Harvard, analisando o porquê do crescimento de injúrias em pés e joelhos, concluem que grande parte dessas lesões surge em pessoas que correm com calçados que tornam seus pés fracos. Hummmm.... A tecnologia de amortecimento protege o pé, mas não elimina o impacto sobre as articulações. (vejam o link e trata sobre isso http://www.newtonrunning.com/run-better/optimal-running-form)

Atualmente, algumas empresas de calçados já estão inseridas nesse mercado. A Nike, após identificar a veracidade dessas informações, decide aconselhar seus usuários a “correrem descalços” e fortalecerem seus pés. Em seguida, lança o Nike Free.


O livro é Nascido para Correr (Christopher McDougall). Não se trata apenas da exposição de uma tese a favor dos que eles chamam de barefoot runners (corredores descalços), embora esse tema esteja sempre presente. É um livro sobre corrida. Quem corre 1 , 2 ou 10 km vai se sentir próximo ao tema. É uma boa indicação de leitura. Impressione-se com as disputas de 160 km (Ultramaratonas) ou as corridas protagonizadas pelos Tarahumaras (índios mexicanos considerados os melhores corredores de longas distâncias existentes). Depois, Google e ache as fotos, ou os vídeos; identifique cada um dos personagens (reais).
Boa leitura e vamos correr!
Até a próxima.
LG

2 comentários:

  1. Olá Guilherme...
    Repare nas duas pisadas nessa foto que vc colocou.

    O Tarahumara vai aterrissar o pé exatamente com a planta toda no solo.

    Agora o Scott Jurek vai aterrissar com o calcanhar...

    TUDO ERRADO!!!!

    Esta aí uma prova que correr descalso é possível...
    Se formos pisar no chão como o Scott Jurek , precisaremos de Asics de 10 cm de sola.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita sua observacao ,

    ResponderExcluir