Esse Blog teve seu início no dia 08 de junho de 2010 e seu post final foi publicado no dia 14 de julho de 2013, quando o objetivo da Maratona foi alcançado.
Visite o novo blog: www.sobrecorrerecorridas.blogspot.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Resfriado e Treinos



Nariz entupido e escorrendo; ouvido tapado; espirros; garganta irritada e tosses (que quando vem em sequência parecem que vão provocar um derrame cerebral). Assim estou há 2 semanas. Resfriado pra dédéu!

Tudo coincidindo com o início de uma planilha de treinos que bolei para conseguir completar os 10Km do circuito das estações (05 de dezembro). As noites também são mal dormidas, e isso é outro complicador. Mas não podia interromper os treinos. Demorei um século lendo guias de treinamento pra construir minha planilha.

Com o resfriado, fiquei mais preguiçoso, mas tentei manter um mínimo de freqüência nas ruas. Fiz bem. Optei por treinos regenerativos, sem forçar muito. E foi durante essas fugidas pra rua que consegui me sentir melhor. Sol na cara e adrenalina descongestionando tudo. Me sentia um ser normal, sem espirros ou secreções escorrendo e obstruindo meu nariz e ouvido. O treino me fazia tão bem que chegava a crer que, finalmente, o resfriado ia embora. Ledo engano. Ficava todo animadinho e horas depois, a realidade trazia de volta o ogro de nariz assado e entupido, com todas as secreções que tinha direito.

E afinal, errei ao continuar treinando? Vamos a um texto sobre treino e resfriado: ...estudo recente na área de Fisiologia do Exercício descobriu que exercícios moderados não exercem efeito algum na duração ou intensidade do resfriado em nosso organismo. Segundo a pesquisa, podemos nos sentir melhores se nos exercitamos. 

Ótimo, nem melhora e nem piora. Agora, por favor! Não confundam com Gripe (que vem com febre e mais mal estar). Essa judia pra valer e mobiliza todo nosso sistema imune. Nesse caso, repouso.

É isso! Grande abraço e até a próxima.

Luiz Guilherme Loivos de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário